segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Alpha Dog (Alpha Dog) EUA, 2006, 116 minutos


Diretor: Nick Cassavetes
Roteirista: Nick Cassavetes
Elenco: Amanda Seyfield , Anton Yelchin, Ben Foster, Bruce Willis, Matthew Barry, Emile Hirsch, Fernando Vargas , Vincent Kartheiser, Justin Timberlake, Sharaon Stone.

“O filme conta a história de Johnny Truelove . Um traficante de drogas, que seqüestra Zack para pressionar o irmão mais velho do garoto, o violento Jake, a quitar uma dívida. No entanto, as coisas saem do controle.”

Alpha Dog é adaptação “não aprovada” do crime de Jesse James Hollywood , que abalou os Estados Unidos e o transformou no mais jovem participante da famosa lista dos mais procurados do FBI. Por motivos legais todos os nomes dos envolvidos foram alterados, sendo Jesse rebatizado como Johnny Truelove.

O roteiro segue os acontecimentos do crime, mas não se limita a uma história policial. Questiona, a futilidade da alta classe média norte americana (que não difere muito da brasileira). Com seus jovens procurando compensar suas necessidades afetivas, através do uso exagerado de sexo, álcool e drogas ilícitas, construindo uma interessante crítica social.

A direção de Nick Cassavetes acerta no ritmo do filme, mesclando: mistério, suspense e bom humor. Como aspecto negativo, polui o filme com constantes divisões da tela em flames. A forma que usou o recurso cinematográfico atrapalhou mais do que ajudou a narrativa. O filme flui melhor quando a direção se apega ao cinema tradicional.

O elenco conta com inúmeros atores em começo de carreira e alguns atores famosos que aparecem apenas para ceder seus nomes aos créditos e postes do filme. Aparecem: Bruce Willie e Sharon Stone irreconhecível em seu papel; o cantor pop Justin Timberlake também participa do longa e interpreta bem sua personagem. Entre os jovens se destaca a participação de Amanda Seyfield, em inicio de carreira. Com o diretor explorando mais sua sensualidade que o seu talento dramático.

Alpha dog não é um ótimo filme; mas agrega elementos que o tornam interessante: Sua visão crítica social e a curiosidade de saber como foi o crime que acabou também famoso no Brasil. Já que a prisão de Jesse ocorreu exatamente no Brasil. Curiosamente o famoso destino dos criminosos do cinema americano quando querem fugir da sua justiça. Mais uma vez, Hollywood mostra que as vezes a vida imita a arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário